quarta-feira, 22 de julho de 2015

Um Assunto Delicado Chamado Ricardo Quaresma

Ricardo Quaresma já não é jogador do FC Porto. O extremos português despediu-se, ontem, do clube no seu blog pessoal dizendo que não iria esquecer o seu norte. Entretanto, foi já também apresentado pelo clube que vai representar nas próximas épocas, o Besiktas.
Ainda sem confirmação oficial, avança-se que o jogador irá render ao FC Porto cerca de 1.2 milhões de euros.

Falar de Ricardo Quaresma e a sua saída do clube é um tema fraturante junto dos adeptos, as opiniões divergem e não se reúne um consenso.
A minha opinião é esta, e explico porquê: concordo perfeitamente com a saída do jogador.
Quaresma é, de facto, um jogador de enormes valências e disso ninguém tem dúvidas, como também ninguém duvida que poderia ajudar imenso o clube, e aqui, apenas no campo desportivo, as opiniões são bem mais unânimes.
Porém, e embora o aspeto desportivo seja o mais importante, não basta, nem nos podemos cingir apenas a ele. Existe um outro lado que vai para além das exibições dentro de campo, e o problema de Quaresma reside exatamente aqui: fora do campo.

O FC Porto quer na época passada, quer nesta época tem um leque de opções para o ataque como já não tinha há alguma épocas com Brahimi, Tello, Hernâni, Quaresma e ainda com Adrian a puder desempenhar também essas funções. Com tanta opção é normal que Quaresma, com 31 anos, seja ultrapassado pelos seus colegas de posição na corrida ao 11 sendo relegado para o banco e o português não sabe lidar com isso, faz sempre questão de fazer "cara feia" quando está sentado junto dos restantes suplentes e quando é substituído. Ter um jogador que não faz questão de esconder que não gosta de ficar no banco ou ser substituído não ajuda em nada o clube que representa.

Se Quaresma tivesse um feitio e personalidade diferentes poderia ser um importante elemento na equipa pela qualidade que tem para oferecer, mas como não tem esse dito feitio/personalidade, torna-se um jogador que divide balneário. O início da época passada e o início desta ficaram marcadas ambas pelo mesmo motivo: casos com o extremo português, e isso mostra o problema que jogadores como Quaresma podem ser, iniciaram-se duas épocas e sempre agitadas e com o mesmo interveniente.

RQ fala também de mística e a importância que ele, entre outros, podem ter no balneário e aqui digo mais uma vez: Poderia ser importante mas não é. Não é, porque um jogador birrento, sempre pronto a torcer o nariz e a demorar uma eternidade para tirar as caneleiras quando é substituído fazendo a equipa perder tempo não é exemplo para ninguém. Bater e beijar o símbolo não é sinal de mística, e fazer juras de amor eternas também não chega, até porque não me esqueço do filme que Quaresma fez quando quis sair do FC Porto aquando da sua passagem pelo seu norte, como diz. Marcar golos e tirar a camisola fora e nem festejar? É muito amor ao clube junto...

Contudo, a Muralha Azul também não esquece o contributo que o jogador deu ao clube e a importância que teve em vários momentos, e por isso deseja o maior dos sucessos neste novo desafio.

Obrigado, Ricardo Quaresma!


P.S. - A TVE adquiriu os direitos televisivos de quatro jogos do FC Porto dsta pré-época. Efeito Iker? Para mim sim. E para os que estavam tão "preocupados" com o salário que lhe iríamos pagar aí têm, Casillas chegou e já vamos tirando proveitos de contar com ele no plantel.

Sem comentários:

Enviar um comentário