sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Boas Festas!


Dezembro é sinónimo de festas, é tempo de reunir junto daqueles que nos são mais próximos e celebrar.

Assim, a Muralha Azul deseja a todos aqueles que nos seguem, um excelente Natal onde reine a paz e a alegria, e um Ano Novo repleto de conquistas e realizações pessoais.

Nós, cá nos encontramos em 2017. Boas Festas!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Foi Só Aproveitar O Embalo



Num jogo frente a um transfigurado campeão inglês o FUTEBOL CLUBE DO PORTO só teve que seguir o embalo do golo aos 90'+5' de sábado. ANDRÉ SILVA e jesús CORONA evitaram os nervos e numa exibição de Champions, os azuis e brancos seguem para os oitavos. No último post aqui, n'A MURALHA AZUL', tinhamos pedido um FC PORTO das grandes noites e ao nosso treinador a inspiração do último jogo. Pois bem, não só tivemos um Dragão de gala como NUNO ESPIRITO SANTO merece os seus méritros.   Alex TELES e yacine BRAHIMI foram as novidades no onze azul e branco em detrimento do lesionado OTÁVIO e de miguel LAYÚN. E se o brasileiro deu outra prefundidade ao lado esquerdo e eté assistiu para um dos golos, o argelino acabou por ser o trunfo de NUNO, num jogo em que o FC PORTO entrou a todo o gás. Com um DANILO pereira mais à frente na pressão, com os laterais bem subidos e com os ilusionistas BRAHIMI e CORONA mais por dentro o FC PORTO fez com que o LEICESTER (com muitas alterações que em parte ajudaram) praticamente não passasse a linha de meio campo. Depois, se tinhamos acabado o jogo de sábado com um golo, este começou praticamente da mesma forma com o reencontro de ANDRÉ SILVA com as redes adversárias, o que também é boa notícia.

CORONA e BRAHIMI, com grandes golos, e juntando a uma qualidade exibicional por parte de toda a equipa, resolveram ainda na primeira parte a questão do apuramento. Para a segunda parte o Dragão mostrou a sua capacidade de gestão e de equilibrio do jogo. Baixou o ritmo, sem baixar as linhas e controlando a partida deu mais expressão ao resultado, com o bis de ANDRÉ SILVA e com o golo de DIOGO JOTA permitindo apenas que o campeão inglês saísse da partida com um remate na direção da baliza de iker CASILHAS. Nesse equilibrio, NUNO lançou ainda para o jogo, e bem na minha óptica, RÚBEN NEVES e héctor HERRERA e deu ainda para colocar em campo RUI PEDRO, uma das principais figuras deste “virar de página”.
E assim, numa partida em que só dependemos de nós, em que voltamos a não sofrer golos e em que vimos o nosso ponta de lança voltar aos golos, vimos também a “reconciliação” de BRAHIMI com a equipa e de NUNO com o DRAGÃO. Que este momento seja para durar e que afaste alguns fantasmas de um passado recente. E domingo há já um para afastar: o fantasma dos jogos fora de casa a zeros. Setúbal, Chaves, Copenhaga e Belém. Destaques IN Baliza inviolável  - Sexto jogo consecutivo sem sofrer golos e apenas um nos últimos dez jogos. Mérito para NUNO e toda a equipa mas um aplauso principalmente para iván MARCANO, FELIPE e CASILLAS

Brahimi - Que seja um reforço para o resto do mês (em janeiro vai para a CAN). Hoje, mereceu os aplausos que foi ouvindo.

André SilvaVoltou aos golos e terminou a fase de grupos com 4 e melhor portugês na prova. Mais que ele, apenas robert LEWANDOWSKI (5), edison CAVANI (6) e lionel MESSI (10).
Nuno - Podiamos destacar 7 ou 8 jogadores nesta partida como podemos elogiar um dos responsáveis para tal. Hoje não foi o melhor como anteriormente não foi o pior. Mas merece a vitória e a exibição. OUT Cadeiras vazias - O ambiente foi fantástico mas a recepção ao campeão inglês merecia casa cheia.

As Raposas - O jogo do próximo fim de semana com os “citizens” é mais importante, é certo, e o FC PORTO foi muito forte mas esperava mais deste LEICESTER e de claudio RANIERI.



por Fábio Daniel Ferreira,
Muralha Azul

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Rui Pedro Bem A Tempo


Foi um FUTEBOL CLUBE do PORTO diferente do recente aquele que no sábado esteve no DRAGÃO. Anulamos completamente o SC BRAGA, atacamos, criamos oportunidades mas, mesmo jogando maior parte do tempo contra 10, só aos 95' o jogo ficou decidido com o golo de RUI PEDRO que, além dos três pontos aguça o apetite para o jogo de mais logo.

Vencer o SC BRAGA era pelas mais diversas razões uma necessidade. A falta de golos nos últimos jogos, as exibições pouco convincentes a até a possibilidade de ultrapassar os arsenalistas eram razões que elevavam a importância do jogo. E a verdade é que quem foi ao DRAGÃO saiu, ao contrário das últimas partidas, com a confiança reforçada para o que aí vem.

Se noutras ocasiões temos questionado as opções de NUNO ESPÍRITO SANTO, quer nas abordagens aos próprios jogos, quer quando tem que mexer a partir do banco, desta vez, e no meu entender, o nosso técnico é mais “inocente” que culpado. O FC PORTO reduziu o SC BRAGA a uma equipa vulgar que nunca incomodou iker CASILLAS. Estivemos fortes no meio campo e na frente, bem, na frente foi o desperdício que se viu, com oportunidades a sucederem-se umas atrás das outras mas, quer por incompetência nossa, quer por mérito de um inspirado carlos MARAFONA a bola não ia entrando.


Ainda assim, do banco, além de yacine BRAHIMI e héctor HERRERA, NUNO lançou ainda RUI PEDRO. E se o mexicano e principalmente o argelino deram outra qualidade ao nosso jogo, o puto da “B” (júnior ainda) chegou mesmo em boa altura. Além de mostrar que pode acrescentar algo ao nosso ataque, mostrou a frieza no momento da verdade. Aliás, RUI PEDRO dá-nos, no seu primeiro golo, muito mais que três pontos.

Hoje, é dia de Champions, é dia de decisões e a euforia do momento que RUI PEDRO nos proporcionou ainda está bem presente. Que seja o virar de uma página. Penso até que, mais que nunca, há motivação, há confiança e há crença na nossa equipa. Que logo seja um FC PORTO das grandes noites e que o jogo que iniciou aos 90'+5' de sábado termine com o objetivo cumprido. A NUNO só peço a inspiração do último jogo, e que aproveito o embalo que o puto nos deu.



por Fábio Daniel Ferreira,
Muralha Azul