domingo, 16 de abril de 2017

Soares Contra o Risco Zero

Pressionados pela vitória do líder, na véspera, ao FUTEBOL CLUBE DO PORTO só os três pontos interessavam na visita a Braga. Uma parte de avanço e alguns lamentos depois, resta-nos a esperança dada por SOARES, no terceiro empate dos últimos quatro jogos.


Esta será certamente uma Páscoa mais amarga para os lados do DRAGÃO. Num jogo em que vencer era imperial, até porque na próxima semana joga-se esse clássico em ALVALADE e onde o FC PORTO deposita grandes esperanças no que diz respeito à possibilidade de uma escorregadela por parte do SL BENFICA, a equipa de NUNO ESPIRITO SANTO deu, mais uma vez, tiros nos próprios pés. E a questão até podia ser o resultado, e aí lamentavamos os dois pontos perdidos, mas infelizmente não é. A questão, ou melhor, as questões que importam é que mais uma vez o FC PORTO falha quando não pode e a forma como isso acontece.

Jogar na LUZ com um meio campo DANILO pereira (6) – ÓLIVER torres (8) – andré ANDRÉ (8,5) sinceramente a mim não me espanta e isso até dou de barato. Mas uma coisa é, repito, jogar na LUZ, onde um empate seria sempre um mal menor e outra, bem diferente, é jogar em Braga, aí sim, onde só os três pontos interessavam. Nesse sentido e com essa estrutura táctica, ÓLIVER continua a jogar longe da zona onde rende mais. Joga demasiado recuado, por vezes ao lado de DANILO, longe de causar desequilíbrios e com isso o FC PORTO perde também a capacidade de pressão sendo a mesma entregue a ANDRÉ ANDRÉ que não só foi quebrando fisicamente, porque não chegava para todas as encomendas, como nas vezes em que chegava, já o fazia tarde recorrendo inúmeras vezes à falta.

Nesse seguimento, e visto que yacine BRAHIMI, a quem era incumbida a função de desequilibrador e que na maior parte das vezes realizou movimentos interiores, ocupando essa zona, creio que NUNO deveria ter colocado no onze jesús CORONA. Ofensivamente, e tirando o facto de ganhar mais criatividade no lado direito, “obrigaria” SOARES a ficar mais fixo na área e libertaria ANDRÉ SILVA, não para a ala, onde caiu várias vezes, deixando em branco a zona central, mas sim para o espaço de apoio ao ponta de lança.
Assim sendo e além do golo madrugador do SC BRAGA em que há uma clara falha defensiva, creio que nem os lances, já tradicionais, de falta nas áreas adversárias, desta vez sobre FELIPE e SOARES, apagam, de certo modo, a falta de soluções demonstrada pela equipa de NUNO, não só na forma exagerada como se recorreu aos passes longos e inconsequentes mas também na extrema dependência de BRAHIMI para os lances individuais. Juntando a tudo isso, ainda na primeira parte de realçar, também, as tais segundas bolas que NUNO já se queixara na LUZ, e que curiosamente também neste jogo foram quase sempre perdidas havendo depois, devido à tal falta de pressão dos jogadores mais adiantados do meio campo, espaços para a equipa de JORGE SIMÃO ter bola e circula-la a seu belo prazer. E se tínhamos entrado praticamente a perder, com o golo de PEDRO SANTOS, a desvantagem no marcador só não era maior porque o mesmo jogador acabara por falhar essa grande penalidade acertando o poste.

Para o segundo tempo, embora com os mesmos atletas NUNO acabou por mexer taticamente colocando ÓLIVER mais à frente, mais perto de ANDRÉ ANDRÉ e deixando DANILO sozinho à frente da defesa. E certo é que se viu um FC PORTO diferente daquele que tínhamos visto na primeira parte não só na forma como recuperava a bola, numa zona bem mais adiantada no terreno mas também na maior ocupação de espaços e criação de mais soluções perto da baliza bracarense.

Juntando a essa melhoria da primeira para a segunda parte, NUNO lança no jogo CORONA que teve logo impacto através dos lances onde o mexicano interveio e o FC PORTO acaba por chegar ao golo. Mais uma vez por SOARES, que já havia marcado em Braga pelo VITÓRIA SC, e mais uma vez também assistido por alex TELLES. E de facto esperava-se uma meia hora final um FC PORTO, que já estava por cima, ainda mais atacante mas, de novo, essa ideia acaba por esbarrar no conservadorismo de NUNO E.S.. Se aos 80 minutos retirar o esgotado ANDRÉ ANDRÉ, em troca direta por OTÁVIO, é uma opção que só peca por tardia, já não consigo compreender a alteração de héctor HERRERA por BRAHIMI, a meu ver o melhor em campo.

E com o empate, como escrevi, o terceiro nos últimos quatro jogos, a situação fica mais difícil na questão do título, até porque acredito que seja mais fácil o SL BENFICA perder três pontos do que nós fazermos o nosso trabalho. E num campeonato onde uns podem tudo e outros não podem nada, onde há equipas que não sofrem penaltis e até vêm jogadores adversários a decidirem jogos, não nos podemos dar ao luxo de numa altura destas termos receio de arriscar. A ver vamos o que nos dá o jogo de ALVALADE, e oxalá a sorte vá estando com NUNO E.S., até lá resta-nos a esperança...


Destaques

IN

BRAHIMI – CORONA -  Ambos num grande momento. Pena é que num jogo decisivo tenham acumuado, juntos, pouco mais de 25 minutos.


SOARES - Não só voltou a marcar como nos vai colocando na luta.


SUPER DRAGÕES - Depois de tudo que se falou durante a semana, um aplauso para os SUPER. Mais uma vez do início ao fim.

OUT


NUNO - Quem não arrisca. Os jogadores tentaram mas NUNO mereceu o empate.


HUGO MIGUEL - Infeliz. Adjetivo que vem sendo habitual para os homens do apito... nos jogos do FC PORTO.

AUTO-GOLOS - Ainda acreditei quando vi entrar o ALAN. Mas não passou disso.


por Fábio Daniel Ferreira,
Muralha Azul.

Sem comentários:

Enviar um comentário