terça-feira, 16 de maio de 2017

Passos à Frente na Luta Pelo Nada

Numa partida em que o FUTEBOL CLUBE DO PORTO fez o que lhe competia, os motivos de interesse vão muito para além dos 90 minutos jogados no relvado. Numa jornada em que o título foi entregue, já se respira um pouco melhor e as duas questões do momento ficam bem mais claras.

Começando pelo jogo propriamente dito, último na presente época no estádio do DRAGÃO e curiosamente o primeiro após a conquista do Tetra, ou Treta como preferirem, por parte do SL BENFICA, não havia muita coisa em jogo. 

Deixando de lado questões táticas e em apenas dois ou três parágrafos, o FC PORTO entrou forte. Com yacine BRAHIMI e principalmente jesus CORONA a desequilibrarem pelas alas e com ANDRÉ ANDRÉ, héctor HERRERA e OTÁVIO bastante combativos no meio campo foram 10 minutos intensos só travados por duas oportunidades dos castores, curiosamente em dois minutos, primeiro por NUNO SANTOS e depois por ricardo VALENTE. E acaba por ser num período mais morto da primeira parte que o PAÇOS DE FERREIRA inaugura o marcador, num remate de ANDRÉZINHO que desvia precisamente em VALENTE e que trai iker CASILLAS.

Mas se até aí a verdade é que não havia muito PAÇOS, a partir desse momento só o FC PORTO, e por mérito, existiu no relvado do DRAGÃO. E com alguma naturalidade acabou por chegar pouco depois, através do cabeciamento de HERRERA, ao empate e, ainda na primeira parte, numa jogada inventada por BRAHIMI e numa grande penalidade inequivoca e assinalada por artur SOARES DIAS, o argelino acabou por fazer o 2-1 confrmando assim reviravolta no marcador.

E se já era difícil ao PAÇOS reagir à desvantagem, mais difícil ficou quando no reatamento HERRERA assiste diogo JOTA para o terceiro golo matando praticamente a partida. A partir daí com o jogo praticamente resolvido, foi jogar à espera que o tempo passasse havendo, no entanto, tempo para mais uma grande penalidade para a equipa portista, mais uma vez bem assinalada e que deu para ANDRÉ SILVA picar também ele o ponto e colocar o seu nome na lista de marcadores.
Resumindo, uma vitória justa de uma equipa que nunca imprimiu grande velocidade mas marcou 4 golos, de uma equipa que nunca teve um grande caudal ofensivo mas que foi eficaz e de uma equipa que finalmente viu serem bem ajuizados os lances dentro da área. Já estou como dizia o outro “os golos são como o ketchup, quando aparecem vêm todos de uma vez”, pois bem, terminada a Liga Salazar precisamente no dia anterior, os penalties já podem ser todos marcados e mais alguns. E de facto é aqui que residem duas questões que muito se tem debatido nos últimos dias e que para mim cujas respostas são claras.

A primeira é que me parece evidente que um FC PORTO qb, mas eficaz, ao invés de uma equipa inconstante e com exibições paupérrimas, seria suficiente para ter conseguido muito mais que o segundo lugar. A segunda é que me parece também evidente que, com menos erros por parte dos homens do apito em detrimento dos azuis e brancos, principalmente nos lances dentro da área, a história podia ter sido outra, tal como o foi precisamente frente ao PAÇOS.

Para terminar e porque realmente estamos numa de endereçar os parabéns aos vencedores, também a “Muralha” envia as maiores congratulações ao jovem SALVADOR SOBRAL pela excelente prestação no Festival da Eurovisão. Quanto aos vencedores da LIGA NOS, em meu nome pessoal até enviaria felicitações mas os membros da APAF são muitos e não me lembro do nome de todos. Quem sabe para o ano.

Destaques:

IN

Brahimi - Quem sabe o último jogo na DRAGÃO. Apesar de tudo pode deixar saudades.

Herrera - Sim, estamos nos destaques positivos. Valeu pelo golo, assistência e vontade que imprimiu ao jogo. 

Coletivo95 - Uma das vozes do FC PORTO que mais uma vez não se acobardou.“O espírito de campeão vive apenas nos nossos adeptos”.

«Se na nossa cidade há muito quem troque o b por v, há pouco quem troque a liberdade pela servidão.»
OUT 

Despedida - O DRAGÃO merecia outro ambiente e outros objetivos para a despedida. Venha 2017-2018.

Nuno - Que os “parabéns ao campeão” sejam um sinal.

por Fábio Daniel Ferreira,
Muralha Azul

Sem comentários:

Enviar um comentário