sábado, 29 de julho de 2017

Os Reforços do FC Porto - Parte 1

Depois de no último post a Muralha Azul ter traçado aquelas que são as principais ideias do FC Porto de Sérgio Conceição, segue-se o segundo de três artigos de análise, desta vez aos reforços do plantel azul e branco.

Entre regressos e contratações, são 10 os atletas que integram atualmente o plantel portista com prespetivas de fazerem parte do grupo que lutará pela reconquista do título de campeão nacional. 

Numa altura em que o FC Porto atravessa um momento de maior instabilidade financeira, viu-se obrigado a contornar este obstáculo com recurso aos jogadores emprestados, aposta como há muito não se via para os lados do Dragão.

Curiosamente, a época transata terá sido, porventura, das mais proveitosas em termos de potenciação dos ativos portistas com boa parte deles a fazerem parte do 11 inicial das suas equipas e, na maioria, a ser do interesse das mesmas a sua contratação em definitivo, de tal forma que já tivemos de engolir as declarações de alguns que muita celeuma nos causaram.

Vaná   

Idade: 26 anos
Anterior clube: Feirense
Nº de jogos: 29
Até ao momento é a única contratação do FC Porto. A sua chegada surpreendeu não só por não se prespetivar, mas também por reforçar um setor que não carecia de alternativas. Antes de vestir de azul e branco, Vaná foi apontado aos dois rivais de Lisboa, o que a somar às boas exibições no seu anterior clube, ajuda a atestar a sua qualidade. Vejo na sua contratação uma questão de aproveitamento da oportunidade, mais no sentido de salvaguardar a próxima época com a possível saída de Iker. Vaná era, sem dúvida, um dos grandes valores das balizas do campeonato português, porém, a sua utilização esta época será certamente muito residual.


Ricardo Pereira

Resultado de imagem para ricardo pereira fc porto
Idade: 23 anos
Anterior clube: Nice
Nº de jogos: 30
Que categoria. É impossível não ficar deliciado com aquilo que tem demonstrado até ao momento Ricardo Pereira. Rápido, consistente, muito forte a atacar e sólido a defender e, muito importante, versátil. O jovem português pode jogar não só à direita da defesa, no ataque, mas também dá uma perninha no lado esquerdo defensivo, ainda que não parece vir a ser necessária essa opção. Se há jogador a quem o empréstimo fez bem, esse é Ricardo Pereira. Chegou como extremo, mas foi Lopetegui que viu nele as características necessárias para jogar em terrenos mais recuados, posição reforçada após os 2 anos no Nice como titular indiscutível que fizeram dele um senhor lateral. E pensar que custou ao Vitória de Guimarães 1.6 milhões de euros. Para já, parece ter relegado Maxi para o banco e tem tudo para ser um dos grandes "reforços" desta época. Um pedido: renovem-lhe o contrato e aumentem a cláusula, é que 25 milhões são trocos. Obrigado!


Diego Reyes


Resultado de imagem para Diego reyes fc porto
Idade: 24 anos
Anterior clube: Espanyol
Nº de jogos: 35
O central mexicano vai para o quinto ano nos quadros do FC Porto. Chegou muito novo à Invicta e era visto no seu país como uma grande promessa, sendo ainda aposta no 11 inicial da sua seleção, tendo custado aos cofres portistas 7 milhões de euros. Chegou a fazer alguns jogos a titular mas nunca convenceu nos tempos em que fez parte do plantel azul e branco. A última época ao serviço do Espanyol, terá sido aquela mais bem conseguida para o ainda jovem central mexicano. No meu ponto de vista, Diego Reyes, juntamente com Indi, constituem ótimas opções para os lugares de Felipe e Marcano e o último ano em Espanha permitiu ao central amadurecer e ganhar a confiança que lhe faltou no passado, ao ponto de ser considerado no país vizinho como um dos melhores centrais do campeonato. Ora, quando se tem nos quadros um jogador de 24 anos, dos melhores numa posição num grande campeonato como é o espanhol só pode ser benéfico para o clube. O pouco que ainda deu para ver esta pré-temporada revelou um jogador bem mais seguro, a cometer poucos erros e muito concentrado. Destaco-lhe o bom jogo de cabeça, porém continuo a ver na sua compleição física uma grande lacuna. É um jogador muito parecido com Marcano, não só fisicamente, como na forma de atuar, ambos com um bom jogo de pés.


Martins Indi


Resultado de imagem para indi fc porto
Idade: 25 anos
Anterior clube: Stoke City
Nº de jogos: 37
O empréstimo de centrais como Indi e Reyes, mostram que o FC Porto tem efetivamente qualidade que pode agora ser aproveita, e demonstra também o erro que foi cometido na época passada com a contratação de Boly. Não só foi caro, como não é melhor que nenhum destes dois e acabou emprestado a uma equipa do segundo escalão inglês. Gosto de Indi, ponto. É forte fisicamente, autoritário e tem aquela agressividade que se exige a um central e, para além disso, passou com distinção o teste que é jogar no campeonato inglês sendo titular da equipa do Stoke City. Não teve vida fácil no FC Porto, essencialmente na época com José Peseiro onde foi ultrapassado por Chidozie nas preferências do treinador. Nesta pré-temporada, teve mais oportunidades que Reyes, até porque chegou mais sedo e sem lesões, e quando jogou cumpriu. Se acho Reyes mais parecido com Marcano, Indi assemelho-o a Felipe, essencialmente pelo seu poderio físico e agressividade. Com o Portimonense foi possível vê-lo ao lado de Reyes e o melhor elogio que se pode fazer à dupla é que não se notou a diferença. Se ambos ficarem no plantel terá de ser feita uma gestão muito competente da parte de Sérgio Conceição, ainda para mais com ambos a entrar em final de contrato. Renovação precisa-se, também aqui.


Rafa Soares


Imagem relacionada
Idade: 22 anos
Anterior clube: Rio Ave
Nº de jogos: 38
Foi prometida a sua presença no plantel portista pelo presidente já na época transata, não se verificou e o defesa esquerdo da cantera portista acabou emprestado ao Rio Ave. Também ele aproveitou muito bem a oportunidade concedida e o clube que o recebeu foi o ideal para crescer na primeira liga. Nesta pré-temporada tem competido com Layún para ser a segunda opção na lateral esquerda, mas não terá vida fácil. A seu favor joga, essencialmente, o facto de ser jogador da formação, o que facilita a inscrição de jogadores nas competições europeias. Rafa tem qualidade para ser uma alternativa segura a Alex Telles e o empréstimo a temporada passada deu para perceber o seu forte pendor ofensivo, muito importante no atual esquema portista, tendo feito 3 golos e 5 assistências ao serviço do Rio Ave, números positivos para o atleta.


A análise aos reforços para o zona mais recuada, dá mostras de que a defesa é o setor que maior número de opções oferece e todas elas de grande qualidade, que devem ser muito bem aproveitadas pelo clube. Amanhã será publicada a segunda parte deste artigo com a análise aos restantes cinco jogadores. Para já deixo algumas questões: Qual o jogador do setor defensivo que mais se destacou no seu empréstimo? Qual é aquele que mais condições tem para se afirmar no presente/futuro de azul e branco? 

Sem comentários:

Enviar um comentário