domingo, 30 de julho de 2017

Os Reforços do FC Porto - Parte 2

Ontem, aqui na Muralha, foi publicada a primeira de duas partes de análise aos reforços que compõem o atual plantel azul e branco. Se na primeira parte foram analisados os primeiros cinco, hoje é tempo de nos debruçarmos sobre os restantes.
Em traços gerais é possível perceber que, atualmente, a defesa é porventura o setor que mais opções e de qualidade oferece, juntando os reforços aos que já integravam o plantel na época transata.

Vamos então olhar para os que faltam.

Mikel Agu

Resultado de imagem para mikel agu fc porto
Idade: 24 anos
Anterior clube: V. Setúbal
Nº de jogos: 34
Formado no FC Porto, destacou-se na equipa B em 2013/14 e fazia parte dos planos de Lopetegui na sua primeira época, porém, uma lesão grave na pré-temporada afastou-o do lugar no plantel que ambicionava dando lugar a Rúben Neves. Após a lesão, seguiu-se um empréstimo não muito bem sucedido ao Club Brugge onde apenas fez 2 jogos a titular. Só na época passada voltou a dar melhor conta de si no Vitória de Setúbal e regressou para substituir, curiosamente, Rúben Neves. Mikel tem como pontos fortes a sua grande capacidade física e jogo aéreo, contudo demonstra algumas fragilidades na construção de jogo com uma qualidade de passe que não é acima da média. Neste sentido, é um jogador mais voltado para destruir o jogo adversário, podendo ser útil quando a equipa precisar de segurar o jogo e ganhar o controlo do meio-campo. Tendo em conta o atual modelo do treinador Sérgio Conceição não vejo o jovem nigeriano como a segunda opção a Danilo, tendo André André e até Herrera, que até não costuma jogar tão recuado, à sua frente. Sérgio pede aos seus médios para vir buscar jogo a zonas mais recuadas e construir desde aí, algo que até já fez denotar em Danilo Pereira algumas dificuldades. Perante isto, não vejo vida facilitada para o jogador, que tem a seu favor o facto de ser formado no clube para a inscrição nas competições europeias.


Sérgio Oliveira

Resultado de imagem para sérgio oliveira fc porto
Idade: 25 anos
Anterior clube: Nantes
Nº de jogos: 6
Atualmente com 25 anos e entre saídas e empréstimos, é talvez a última oportunidade de Sérgio Oliveira se afirmar como jogador do FC Porto. Prometia muito, e cedo lhe foi colocada um cláusula de 30 milhões de euros, mas de azul e branco nunca mostrou nada de grande relevo, ao contrário do que fez no Paços de Ferreira e na seleção sub-21, onde era um dos indiscutíveis de Rui Jorge. Não esperava muito de Sérgio Oliveira esta pré-temporada, mas o que é certo é que gostei do pouco que foi possível ver dele. Às já reconhecidas valências do jogador - a qualidade de passe e remates de longe - juntou-lhe velocidade e maior intensidade no seu jogo contudo, a sua pouca utilização nesta pré-época, poderá querer dizer alguma coisa, ainda para mais num setor para onde existem muitos atletas. Terá Sérgio Oliveira espaço no plantel?



Hernâni

Resultado de imagem para hernâni fc porto
Idade: 25 anos
Anterior clube: V. Guimarães
Nº de jogos: 35
Não sei se serei o único, mas ainda não estou convencido com Hernâni. O extremo português tem algumas características que nos podem ser úteis, mas o que é certo é que só no jogo com o Portimonense é que deu melhor mostra de si. É rápido e bom tecnicamente, mas decide demasiadas vezes mal e tem demonstrado grandes dificuldades em integrar o jogo da equipa, passando demasiadas vezes ao lado do jogo. Se tivermos um Hernâni mais parecido com aquele que vimos contra a equipa algarvia, acredito que possa trazer algumas mais-valias à equipa, essencialmente em jogos que estejam mais partidos,  onde se explore o espaço e se imprimam contra-ataques. Contudo, fruto das suas características (precisando de espaço para executar) e da dificuldade em muitas vezes aparecer na partida, não o vejo como o jogador capaz de desbloquear um jogo fechado como certamente nos depararemos muitas vezes. Embora não esteja convencido enquanto a Hernâni, estou convicto de que fará parte do plantel da próxima época.


Marega


Resultado de imagem para marega fc porto
Idade: 26 anos
Anterior clube: V. Guimarães
Nº de jogos: 31
Primeiro que tudo devo dizer que não sou fã de Marega, não mesmo. De todos os regressados esta época ao FC Porto é o que menos acrescentará à equipa, na minha opinião. Como tal, não ficarei muito feliz se for com ele que os azuis e brancos esperam dar cobertura à dupla Soares e Aboubakar. O facto de ter sido dos melhores marcadores do campeonato passado não me faz mudar de opinião, acima de tudo porque não consigo gostar de vê-lo jogar. Reconheço-lhe o esforço, mas a isso só lhe acrescento o grande poderio físico que lhe possibilitou fazer vários golos na época passada. Não o vejo para um clube acima do nível de um Vitória de Guimarães. Marega chegou tarde e isso não joga a seu favor, e nem esperava vê-lo a jogar tanto esta pré-época tendo em conta as palavras de Sérgio Conceição a seu respeito (quem não sabe do que falo pode ver clicando aqui). Outro ponto a seu desfavor é o facto de até agora ter sempre jogado só na frente. Gostaria de o ver acompanhado de Soares ou Aboubakar para perceber o que pode acrescentar de diferente ao jogo portista. A ver vamos.


Aboubakar


Imagem relacionada
Idade: 25 anos
Anterior clube: Besiktas
Nº de jogos: 38
Como o melhor fica para o fim, falemos de Aboubakar. Sim, o melhor. A par de Ricardo vejo Aboubakar como o grande reforço do FC Porto na próxima temporada. Se muitos concordam que o ataque não está fragilizado após a saída de André Silva, é a ele que se deve. Atualmente, Aboubakar é melhor que o jovem vendido ao AC Milan e, para além de golos, acrescenta uma disponibilidade única que, juntamente com Soares, farão uma dupla de peso que, aliás, já vem mostrando isso mesmo. Ainda que por vezes meio trapalhão, sabe ter bola, aguentar e cansar a defesa, juntando-lhe golos. No esquema de Sérgio Conceição assenta como uma luva, até porque com a pressão alta que começa logo sobre defesa contrária que o treinador portista pretende, que mais se poderia querer do que um avançado extremamente combativo como Aboubkar? Na época em que começou a titular com Lopetegui, saiu muito prejudicado, essencialmente porque andava sempre muito longe da baliza adversária. As suas declarações não caíram bem a ninguém durante o seu empréstimo aos turcos do Besiktas, mas o que é certo é que não foi bem tratado no FC Porto, não esquecer que foi chutado para canto para dar lugar a Depoitre. Dói só de pensar, não é verdade? Certo é que, face às dificuldades financeiras atuais, dificilmente arranjaríamos uma opção tão válida quanto o camaronês. Falta só renovarem-lhe contrato, que não acredito que não acontecerá.

Passada em revista os 10 reforços que integram o próximo plantel, lanço novamente uma questão: Qual ou quais os atletas que poderão ter um papel de maior preponderância na nova época?

Sem comentários:

Enviar um comentário