domingo, 26 de novembro de 2017

Escorregadela(s)

O FC Porto visitou a Vila das Aves, no jogo que antecedeu a receção ao Benfica, mas não conseguiu levar de vencida a equipa da casa que se apresentou coesa, pressionante e a não dar espaços aos azuis e brancos mas, mais que isso, deparou-se perante um FC Porto desinspirado que facilitou aos avenses a estratégia para este jogo.

Simplificando, foi mais ou menos isto: jogamos pouco; o empate surge quando menos interessava; o Corona devia levar duas chapadas do Sérgio Conceição; se o Danilo fosse branco e se chamasse Jonas não era 1 penalti, eram 2, no mínimo.

Basicamente foi isto. O FC Porto até entrou bem, com Soares a surpreender no 11 (e Marega no banco) os portistas entraram praticamente a vencer no encontro e, logo aos 6 min., Ricardo Pereira colocou a equipa na frente depois de um passe fantástico de Tiquinho. Se o golo podia balancear o FC Porto para uma exibição tranquila, tal não aconteceu. Balanceou, isso sim, para uma exibição amorfa e com poucas oportunidades para os azuis e brancos.

Com uma ótima reação ao golo sofrido, era o Aves quem criava as melhores ocasiões. Aos 20 minutos levava já 6 remates e há meia hora contabilizava 6 passes para finalização contra 4 dos portistas, o que atestava o fraco rendimento da equipa azul e branca. O FC Porto não conseguia chegar à frente com perigo, embora com dois homens lá na frente o jogo não fluía com qualidade, falhavam-se passes, escorregava-se muito, jogava-se mal. Ao fim do primeiro tempo, bom mesmo era o resultado.

Na segunda parte, a equipa juntou as suas linhas, encurtando os espaços, dificultando o jogo do CD Aves. Porém, a alteração da estratégia dos portistas trazida do balneário, viria a esbarrar numa ação infeliz de Corona. Já amarelado, pisou o adversário vendo o merecido segundo cartão amarelo, e consequente expulsão. É verdade que o critério do árbitro nem sempre foi igual para ambos os lados, mas Corona comete a infantilidade de fazer uma falta perigosa pondo em causa o resto da partida.

Ora, com menos um, o vislumbre das alterações ao intervalo goraram-se rapidamente e aguentar o golinho de vantagem era só o que já se pedia.

Tal não aconteceu e o Aves acabou mesmo por empatar, colocando justiça no marcador, diga-se.

Empatados, tivemos de correr atrás do prejuízo e, com menos um, foi quando começamos a produzir mais futebol, ainda assim mais com o coração do que com a cabeça. O empate despertou a equipa e Sérgio mostrou que o 1 igual não interessava, fazendo entrar homens para o ataque, ainda assim o desespero por querer fazer o golo levava a equipa a decidir mal, com inúmeras tentativas falhadas de lançar a bola longa para a velocidade de Marega. 

O golo não apareceu, pese embora houvesse oportunidade para tal, tivesse sido assinalado o penalti sobre Danilo mas, mais que isso, fica uma exibição pobre e consequente perda de pontos antes da receção ao Benfica.

Se por um lado acredito que, após este desaire, a equipa queria dar uma resposta forte, não há como negar que existe uma outra face. As debilidades demonstradas, os erros, a fraca qualidade de jogo e o pouco fulgor ofensivo, tiveram o condão de diluir a imagem de um Porto que podia fazer em água o rival da próxima sexta-feira. Mas estou convicto de que a primeira opção prevalecerá.

Destaques:

IN

RICARDO PEREIRA - Para além do golo, o lateral português esteve a bom nível no que tocou a defender. Terminou com cinco desarmes e quatro interceções e ganhou sete dos 13 duelos individuais que disputou.

DANILO - Herrera até pode ser o capitão, mas é em Danilo que vejo essas características dentro de campo e, ontem, não foi excepção. Muito interventivo com os colegas e a tentar levar a equipa para a frente. Fez dois remates, criou uma ocasião flagrante e a realizou três tentativas de drible (duas com sucesso). A defender registou quatro interceções e sete recuperações de bola.

OUT

QUALIDADE DE JOGO - Para além do empate, este foi o pior jogo do FC Porto neste campeonato e, como já referi, surge com um péssimo timing. Tenho a certeza que não será este o nível de jogo com que defrontaremos o nosso rival, o contexto e exigência são outros, mas não podemos repetir as fragilidades que ontem foram visíveis.

FIO DE JOGO - Faltou consistência ao FC Porto, faltou capacidade de construir jogo, de trocar a bola, de jogar apoiado, definir com critério e chegar à zona de finalização. Faltou fio de jogo. Vimos, pelo contrário, um futebol trapalhão, pouco criterioso e, já em desespero, de "chutão" para a frente que raras vezes dá frutos. 

3 comentários:

  1. Bom dia, Muralha Azul.

    Este jogo e a semana que o antecedeu tinham o tónico perfeito para dar a porcaria que deu. Jogo europeu, controlo anti-doping criteriosamente seleccionado, equipa aguerrida, jogo fora, as críticas aos árbitros, greve dos árbitros, etc etc. Contudo, nada disto invalida o nosso péssimo jogo.

    Não entendo como é que os nossos jogadores escorregam tanto mas tanto em certos jogos... É ridículo demais. Corona muito, muito infantil. Os nossos jogadores têm de ser carregados de informação para, de uma vez por todas, perceberem que não podem fazer erros destes! Principalmente, em jogos antes dos Clássicos.

    Estava confiante para este jogo, embora preferisse que o Sérgio tivesse colocado 3 médios. Contudo, acho que a entrada de Soares foi uma grande surpresa, o que me faz compreender esta decisão. Só que ao intervalo devia ter tirado o brasileiro e ter posto então ou Sérgio Oliveira ou André André, na minha opinião... Jogadores mais durinhos e de "combate" para segurar o meio-campo e estancar o Aves. Não o fez, a equipa estava mais ou menos estabilizada até que a borrada do Corona aconteceu. A equipa reagiu bem mas, como o Mister disse, não pode reagir mas sim agir! Só acordaram para a vida quando, desculpem a expressão, o rabinho apertou.

    Aos 90 minutos estava completamente resignado ao empate, pois não tínhamos feito o suficiente, até que aparece o lance do Danilo... E são estas coisas que me causam uma azia do tamanho do mundo e que me dá vontade de partir a casa. Estamos mal num jogo? Ok. Há um lance duvidoso (neste caso, ÓBVIO!) que nos permite ficar por cima? Não há nada, segue jogo. Os rivais estão mal num jogo? Ok. Há um lance duvidoso que nos permite ficar por cima? Pára o mundo, há falta! Nem com a porcaria do VAR os árbitros consultam as imagens... Como podem pedir respeito? Imagine-se que um polícia tem acesso a imagens para, por exemplo, ver quem roubou uma loja e diz que não é necessário, pois confia no seu instinto e, no fim, a investigação dá em nada. O que é que acontece a esse polícia? É investigado e afastado... O que é que se vai fazer ao árbitro Rui Costa? Bola... Agora vejam bem o que esta má decisão desencadeou. Ainda na quarta-feira os rivais estavam a viver no inferno, hoje já são de novo gigantes, aos olhos deles.

    Desculpem-me este longo comentário mas tinha que dizer o que sinto. Temos de estar atentos e preparados para todos os pormenores, pois isto não é um campeonato de futebol, isto é uma guerra constante. Quem for anjinho e menininho, cai. Não se pode dar abébias e todos os jogos são os últimos da vida de cada jogador, treinador e adepto. Novamente prejudicados antes de um jogo com os nossos rivais. Que os jogadores e equipa técnica estejam cientes desse facto e que tenham cabeça na sexta-feira. Sempre com eles!

    Cumprimentos,
    BMF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro BMF,

      Pese embora o desgastante jogo a meio da semana para a champions, também não estava à espera deste deslize e, ainda para mais, produzindo tão pouco futebol.

      Tal como disse o meu amigo, o nosso rival ficou logo de peito feito, não só pelo seu resultado, como pelo nosso. A nossa exibição conseguiu isso mesmo. Se até sábado estavam com medo do que poderia acontecer, a qualidade do jogo que apresentamos moralizou-os por si só. Mas como disse no post, acredito que daremos uma ótima resposta. Aliás, temos de a dar, ou sujeitamo-nos a passar de primeiro para terceiro num estalar de dedos.

      Quanto ao penalti é vergonhoso. Não só não viu o árbitro como o VAR, que é ainda mais incrível perante as imagens evidentes. E a adulteração das imagens propagadas pelo benfica estão ao mesmo nível. Uma nojeira. Que isto sirva para espicaçar os jogadores para sexta.

      Um abraço!

      Eliminar
    2. Boa noite, Muralha Azul!

      O inacreditável é que tenho colegas a dizer que não há penalty nenhum e que o Danilo ainda devia ter levado amarelo por ter caído daquela forma...... Isto é revoltante e frustrante. Mas, enfim, é o país que temos.

      Sexta-feira é dia de guerra e espero que os nossos jogadores entrem com esse espírito. Não há cá sorrisinhos nem festinhas. É ganhar ou destruir!

      Um abraço,
      BMF

      Eliminar