terça-feira, 12 de dezembro de 2017

De Mão Cheia

Depois de na passada quarta-feira o FUTEBOL CLUBE DO PORTO ter aplicado “chapa 5” ao campeão francês, AS MÓNACO, desta vez, a vítima da façanha foi o VITÓRIA FC. Num jogo de sentido único, no BONFIM, os azuis e brancos voltam ao topo da tabela.

Como referi, o FC PORTO vinha de uma “gorda” vitória para a LIGA DOS CAMPEÕES, a meio da semana, vitória essa, que garantiu, independentemente de terceiros, a passagem aos oitavos de final da prova milionária. Por outro lado, os sadinos vinham de 5 derrotas consecutivas e a tarefa de inverter esse ciclo negativo frente ao dragões seria no mínimo heroica.

MAXI pereira e diego REYES foram as principais novidades no onze do FC PORTO, que contou com RICARDO pereira mais adiantado no terreno, pelo lado direito, com o meio campo entregue a DANILO pereira e héctor HERRERA e na frente com moussa MAREGA ao lado de vincent ABOUBAKAR, estes dois aliás, que seriam duas das grandes figuras do encontro.

A partida, marcada também pela intensa chuva e forte vento que se abateram sobre Setúbal, até começou com o veterano EDINHO a assustar JOSÉ SÁ, mas o lance não passaria disso mesmo, um susto, pois a equipa de CONCEIÇÃO passou a tomar conta da partida e com várias individualidades em destaque. ABOUBAKAR, que chegou nesta partida à sua melhor época de sempre, e HERRERA, que ostentou mais uma vez a braçadeira de capitão, foram as principais ameaças portistas na primeira meia hora. Com o aviso dado, e já depois de CRISTIANO ter evitado o canto direto de alex TELLES, é o próprio italo-brasileiro que, na cobrança de novo canto, coloca a bola na cabeça do camaronês para o primeiro golo do jogo. Um golo reclamado pelos sadinos e que originou a expulsão de josé COUCEIRO.

Com a vantagem, o FC PORTO passou a gerir a partida de uma forma mais racional, perante um VITÓRIA com poucas ideias e um jogo onde a pressão pela liderança estava em causa, acabou por ficar resolvido no primeiro tempo. Aos 40 minutos, numa jogada de insistência, e após tentativas de ABOUBAKAR e MAXI, é MAREGA que acaba por fazer o segundo do FC PORTO. E se para a equipa do Sado já era difícil uma reação, pior ficou quando, sob o intervalo, o camaronês dos portistas transformou uma grande penalidade (com o apoio do VAR) no 0-3.

A partir daí, quatro dias depois de o jogo com os monegascos e, quatro dias antes do embate do DRAGÃO frente a VITÓRIA SC, para a TAÇA DE PORTUGAL, a gestão foi a palavra de ordem na segunda parte. Ao intervalo, jesús CORONA rendeu yacine BRAHIMI (mais uma bela exibição) e foi já com ANDRÉ ANDRÉ no lugar de RICARDO que o FC PORTO chegou ao quarto golo numa sociedade africana. MAREGA construiu pela direita e ABOUBAKAR completou o hat-trick. A mão cheia, com os mesmos protagonistas chegou já perto do fim, com o camaronês a isolar MAREGA que, na cara de CRISTIANO e com muita classe, fechou a contagem de mais uma mão cheia de golos.

Com a pressão colocada pela vitória do SPORTING CP, no BESSA, a equipa de CONCEIÇÃO respondeu assim da melhor maneira voltando a assumir a liderança, embora que repartida, da LIGA NOS. O FC PORTO contrariou ainda alguns “feelings” numa semana que pode ainda terminar com mais uma passagem numa eliminatória de TAÇA DE PORTUGAL. Quinta-feira é dia de mais uma vez o mar azul estar presente e que o nome VITÓRIA, seja um bom pronúncio.

DESTAQUES

IN

MAREGA/ABOUBAKAR - É com avançados assim que se fazem campeões. Força, golos e qualidade. Muita qualidade.

HERRERA - Outro jogador outrora bastante questionado (ainda o é em menos escala) mas que se tem mostrado fundamental. E foi-o mais uma vez, quer a atacar, quer a defender.

FINALIZAÇÃO - Depois do nulo no clássico, 10 golos em dois jogos. Esperemos pelo próximo.

OUT

JOSÉ COUCEIRO - O VITÓRIA mostrou o porquê da sexta derrota consecutiva e da classificação que ocupa. Completa ausência de ideias.

CICLO - Apesar da gestão no segundo tempo, mais um jogo na quinta-feira, e a eliminar. Esperamos um “Porto” na máxima força.

por Fábio Daniel Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário