sábado, 16 de dezembro de 2017

Terceiro Jogo a Golear

FC Porto e Vitória SC defrontaram-se em jogo a contar para a Taça de Portugal, competição que os azuis e brancos já não vencem desde 2011. A partida terminou com nova goleada, a terceira em duas semanas para a equipa portista. Saldo extremamente positivo e esclarecedor do momento que vivem os comandados de Sérgio Conceição: 3 jogos, 14 golos marcados, 2 sofridos e duas passagens à fase seguinte de uma competição.

Quinta foram 4 e, desta vez, até nem foi preciso correr muito para dominar, marcar e não oferecer ao adversário grandes oportunidades de resposta. Era sem grande pressa de fazer golo que o FC Porto jogava, em alguns momentos mesmo a ritmo baixo, isto porque, não se pode impor um ritmo frenético, com "vai-vens" constantes em todos os jogos. Ganhar e dominar, gerindo o esforço era o mais importante, e foi mesmo isso que fez a equipa, não deixando de fazer um jogo agradável, que melhorou substancialmente após o segundo golo.

Com um 11 com muito poucas alterações face àquele que havia defrontado o outro Vitória para o campeonato, Sérgio Conceição mostrava bem o que queria. Depois de alcançado um resultado tranquilo, o treinador foi refrescando a equipa, emergindo um André goleador e um Oliver que andava desaparecido em combate. Aliás, o desaparecimento de Oliver Torres é a questão que mais me atormenta neste FC Porto, não tendo ainda conseguido perceber muito bem como tem andado o espanhol tão longe da equipa.

Quem desapareceu do 11 e não me tem deixado saudades é Felipe. Até parece que Sérgio Conceição leu aquela minha posta de pescada no facebook, aquando da expulsão do brasileiro frente ao Mónaco. 

Segundo jogo de Reyes a titular e, embora dois jogos não sejam uma quantidade credível para se elevar a qualidade de um jogador (pese embora as duas épocas de empréstimo em Espanha, sim), certo é que  o mexicano se tem apresentado em grande nível.  Não sei se será para continuar no 11 e, desta forma, assistirmos a um Casillas - José Sá versão centrais. Se assim for, estou plenamente convicto que Reyes dará muito bem conta do recado, caso contrário, espero que tenha servido para Felipe refrescar as ideias e perceber que ao mínimo deslize volta para aquecer o banco. Sim, porque acredito que a saída de Felipe do 11 se deve ao acumular de erros disciplinares e defensivos. A voltar, que seja o central da época passada. 

Depois de 3 jogos a golear segue-se a receção ao Marítimo antes da pausa do campeonato. Um adversário que, tradicionalmente, nos causa sempre algumas dificuldades.Não peço nova goleada, até porque já todos sabemos aquela frase gasta, mas verdadeira, que "não se pode golear sempre", mas que vençamos por forma a dobrar o ano em primeiro na tabela.

Destaques:

IN

DANILO - Jogaço do médio defensivo portista. Consistente a defender e muito interventivo no ataque. Depois de duas bolas nos ferros, o merecido golo chegou. Fez o 2-0 que viria a retirar qualquer duvida sobre o desfecho final do encontro. Um verdadeiro pilar deste FC Porto.

HERRERA - Depois de exibições inconstantes e de ódios na bancada, o mexicano atravessa, por esta altura, o seu melhor momento de forma. Herrera corre que se farta, algo que já era seu apanágio desde os primeiros tempos de azul e branco, mas ao pulmão infinito, tem-lhe juntado mais intensidade e, acima de tudo, capacidade de decisão. Quer a defender ou a atacar, o mexicano é o verdadeiro "médio área à área".

OUT

MORENO - Epah oh Moreno, mas que grande oportunidade para estares calado. Depois do Vitória não ter causado problemas ao FC Porto e perder por 4-0 (!!), o central vimaranense teve a coragem de se queixar de um penalti que...era penalti. É caso para dizer: joguem à bola.

Sem comentários:

Enviar um comentário